Qual o papel dos pais na formação esportiva dos seus filhos?


CRIANÇAS FISICAMENTE ATIVAS SE TORNAM ADULTOS FISICAMENTE ATIVOS.

Recentemente, houve propostas do Governo para retirar a educação física da grade curricular. Por pouco, essa proposta criminosa não foi para frente.
Crianças que praticam esportes desde pequenas têm uma chance muito maior de continuarem praticando na vida adulta.

Faça uma enquete simples com seus amigos que praticam e com os que não praticam esportes: pergunte se os pais fazem ou faziam exercícios quando seus amigos eram pequenos. Famílias sedentárias não incluem o exercício na rotina e dão pouca importância para eles, passando isso para as crianças da casa.

O colégio americano de medicina do esporte(ACSM) estabeleceu que os pais DEVEM acompanhar a vida esportiva dos filhos, participar, jogar junto no tempo livre. Isso aumenta, e muito, a chance de essa criança continuar fisicamente ativa no futuro.

O sistema americano de esportes tem suas críticas por ser muito competitivo e excludente aos menos hábeis. Porém, vemos nos filmes e, quem já foi para lá sabe, que nas casas sempre os pais estão jogando com os filhos, tem cestas de basquete, equipamentos de baseball etc.
Isso cria uma cultura de prática regular de atividades físicas.
Infelizmente, o Brasil ainda está muito atrasado nesse quesito, a ponto de ainda discutirmos se o esporte faz a criança parar de crescer.

Se você tem filhos, seja o exemplo, pratique esportes, estimule seu filho. Para quem planeja ter e quer que eles sejam ativos, fica aqui a dica.

Converse com um médico do esporte para uma orientação profissional e prática segura de atividades físicas, independente da idade!




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Tire Suas Dúvidas