Musculação na Adolescência – conheça os benefícios desta prática segura.


A procura pela musculação tem aumentado consideravelmente no Brasil pela conscientização da população sobre a necessidade da prática de atividades físicas regulares seja pela promoção de saúde ou pela estética. Tal crescimento da prática de exercícios de força e resistência vem chamando a atenção de adolescentes de ambos os sexos, formando um público específico de praticantes das modalidades das academias e outros esportes.

 

As perguntas que mais vêm à cabeça dos pais são:

  • será que existem riscos na prática de exercícios nesta faixa etária?
  • quais exercícios são mais adequados para a faixa etária?
  • os suplementos vendidos nas farmácias e lojas especializadas são bombas, anabolizantes poderão causar mal para o meu filho?
  • meu filho vai parar de crescer se praticar musculação?

Os benefícios da prática de esportes e atividades físicas na infância e adolescência são inúmeros! Desde a socialização do indivíduo, ganho de autoestima, coordenação motora até melhora da performance em esportes e perda e controle de peso.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte( ACSM) orienta a prática de exercícios de musculação como atividade física essencial para adolescentes, assim como exercícios aeróbicos. Todas pesquisas indicam que não há parada de crescimento do adolescente quando se pratica musculação. Porém, os exercícios devem ser praticados com orientação do profissional para prevenção de lesões.

A participação dos pais neste processo é importantíssima, desde os primeiros anos de vida principalmente. A prática conjunta de exercícios dos pais com seus filhos são o espelho e estímulo para um estilo de vida saudável na vida adulta, tópico que iremos tratar logo mais no blog.

A avaliação médica é imprescindível para orientar e liberar a prática correta dos exercícios, ter noção da saúde em geral e principalmente, esclarecer as dúvidas dos pais e do paciente. Isso se dá através da história, objetivos, exame físico e condutas especializadas.




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Tire Suas Dúvidas