Musculação ou Crossfit? Qual o iniciante deve escolher?


Musculação ou Crossfit? Qual o iniciante deve escolher?

 

Hoje, sabemos de todos os males do sedentarismo e a procura para iniciar um programa de exercícios aumentou consideravelmente.

Depois da corrida, a musculação, ou fisiculturismo, é o esporte mais praticado hoje em dia, pelo fácil acesso a academias. O Crossfit vem ganhando popularidade entre os jovens, com número crescente de Boxes nas grandes cidades.

Mas, se for iniciar um programa, dentre esses dois, qual escolher?

A resposta é: depende! Mas depende de quê?

Primeiro, temos que resumir como é cada modalidade.

A musculação foca na contração muscular, onde o objetivo não é levantar o peso, e sim, contrair o músculo. São praticados com exercícios compostos, quando mais de um grupo muscular é envolvido ou isolados, onde um único grupamento é treinado. Os treinos variam, mas o objetivo no geral é a hipertrofia muscular e estética, com uso de sobrecarga progressiva, sendo usando altas repetições ou grande quantidade de pesos. Pode ser feita por todas as idades, inclusive como tratamento ou reabilitação de doenças.

O Crossfit é uma modalidade que inclui exercícios de ginástica, levantamentos de peso e treinamento de alta intensidade em curtos períodos de tempo, continuamente variados( os treinos não se repetem). Os ganhos de força e hipertrofia também acontecem, com a vantagem de melhora do condicionamento cardiorrespiratório pelos treinos de alta intensidade, com melhora do VO2 já constatada em estudos. Além disso, o Crossfit é feito em grupo, com maior interação entre pessoas.

Um estudo que consta nos anais do congresso da SBMEE, conduzido por médicos da Santa Casa de SP, mostrou que o índice de lesões do Crossfit é o mesmo de outras modalidades, através de questionários preenchidos por praticantes.

Por se tratar de treinos de alta intensidade, o volume( duração e quantidade de repetições) é menor. Além disso, o aluno não deve ir além dos seus limites e deve fazer uma avaliação médica antes de iniciar o Crossfit, ainda mais os sedentários de longa data.

Ambas modalidades podem ser praticadas por qualquer público, desde que sejam acompanhadas por profissionais capacitados e se respeitem os limites de cada um.

Se você busca melhora da agilidade, força e condicionamento cardiorrespiratório, com melhora do perfil lipidico, controle da glicemia e hipertrofia, não gosta de andar por longos períodos na esteira, talvez o Crossfit seja o mais indicado para você.

Para estética, hipertrofia muscular máxima, associada a melhora também da força muscular e tratamento de doenças ortopédicas, talvez a musculação se encaixe melhor para o seu perfil.

O mundo é livre, cabe a nós, profissionais da área da saúde orientar os prós e contras e ao paciente, escolher o que se encaixa melhor para cada proposta.

Lembre de sempre consultar o médico do esporte para um check-up antes de iniciar qualquer atividade física.

Dr Luiz Tintori é médico do esporte pela SBMEE




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Tire Suas Dúvidas