Que a corrida traz vários benefícios para a saúde, todos sabem!
Mas e para a coluna? Há benefícios?
Um recente estudo mostra que sim, pode haver benefícios. Nele, foram estudados indivíduos sedentários, corredores de 20 a 40km/semana e corredores acima de 50km/semana. Nos corredores experientes, há uma melhora estatisticamente significante da altura e da hidratação do disco intervertebral lombar em relação aos sedentários. Isso mostra, mesmo que em caráter experimental, porém inovador, que o disco intervertebral tem características de anabolismo iguais outros tecidos, e dependendo das pressões exercidas pelo impacto( caminhadas rápidas e corridas como jogging), este anabolismo é maior.
Algumas ressalvas devem ser feitas. O estudo não mostra o efeito da corrida em pacientes já com lesão na coluna, pois todos indivíduos estudados eram jovens e saudáveis.
Os impactos de repetição causados pela corrida em pessoas com encurtamentos musculares, com fraqueza na musculatura de sustentação da coluna e sem preparo físico do gesto motor da corrida podem agravar quadros de dor e causar piora das lesões preexistentes.
Portanto, os estudos devem começar a se aprofundar no efeito protetor da corrida nas lesões da coluna, mas ainda é cedo para saber como isso ocorre.
Se você quer iniciar um programa de exercícios e tem dores lombares, é obrigatória uma avaliação médica especializada com o médico do esporte para prescrição correta de qual tipo de exercício é melhor.
Fonte: Belavý, D. L. et al. Running exercise strengthens the intervertebral disc. Sci. Rep. 7, 45975; doi: 10.1038/srep45975 (2017).