Esteróides Anabolizantes – Por que você precisa de avaliação médica?


Esteróides Anabolizantes – Por que você precisa de avaliação médica?

A busca pela estética corporal e melhora da performance tem aumentado a quantidade de pessoas em uso dos tão falados esteróides anabolizantes, assim como a procura por procedimentos invasivos como plásticas que necessitam de anestesia, internação hospitalar e etc.

Resumindo, os anabolizantes nada mais são do que medicamentos criados para o propósito de tratamento de doenças( anemia, queimaduras) derivados do hormônio testosterona, sendo divididos em classes, cada um com suas propriedades específicas:

  • derivados da testosterona
  • derivados da dihidrotestosterona
  • derivados da 19-nor-testosterona

São substâncias que causam aumento da performance e massa muscular, melhorando a força e recuperação muscular, por isso tanto usadas nos esportes de alto rendimento. Apesar desses fatores positivos, não são isentos de efeitos colaterais como acne, queda de cabelo, masculinização da voz na mulher, crescimento das mamas em homens entre outros. Estes efeitos são dependentes da dose e tempo de utilização. Há também o que chamamos de bloqueio do eixo hipotálamo-hipófise, que ocorre quando usamos testosterona não produzida pelo corpo, então o organismo reconhece que não precisa mais produzir a mesma.

É justamente por ter esse potencial de efeitos colaterais que o usuário de anabolizantes DEVE procurar avaliação médica antes, durante e após o uso dessas substâncias.

Existe preconceito no meio médico pois muitos usuários procuram auxílio e os profissionais não se prontificam a ajudar o paciente por desconhecer e/ou discriminar. A função do médico é ajudar na restauração do eixo hipotálamo-hipófise( fazendo a terapia pós-cicloTPC), minimizar os efeitos colaterais( se estes existirem), estudar o perfil de drogas utilizadas e orientar qual melhor maneira de se conduzir o caso, através de exames laboratoriais e de imagem, caso indicado.

Acredito na liberdade individual de cada um. Se a pessoa opta por fazer cirurgia plástica, ela sabe dos riscos inerentes dos procedimentos e procura o  médico. Se você opta por utilizar os esteróides, faça de forma consciente, procure auxilio de um profissional para acompanhar sua saúde durante e após o uso, saiba que existem efeitos colaterais e assuma os riscos/benefícios de tal prática.

Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudá-los.

Dr Luiz Tintori


8 comentários em “Esteróides Anabolizantes – Por que você precisa de avaliação médica?”

  1. Se esse ponto de vista fosse mais difundido no meio médico, e até na população, haveriam MUITO menos casos de efeitos colaterais graves nos usuários. A maioria ou tem vergonha de procurar um médico ou acha que não precisa, depois se complica com colateral e fala que esteroides anabolizantes fazem mal. Toda droga que faz bem, também faz mal, por isso que toda droga precisa de acompanhamento médico. Já comprei deca e dura pra fazer meu primeiro ciclo mas estou esperando a consulta médica para fazer alguns exames enquanto ainda estou natural, muito obrigado pelo texto e parabéns pelo trabalho!

  2. Gostaria de fazer o uso de esteroides anabolizantes com 1 orientacao medica, procuro a melhor força para meu fisico, treino a cerca de 5 anos, e já fiz o uso de esteroides 1 vez, com acompanhamento de 1 fisicuturista, mais ele não era formado e nem especializado na area, gostaria de saber se você consegue fazer toda uma estrutura um acompanhamento medico, para min poder ciclar da forma mais segura possivel. sei que existe risco, mais com acompanhamento medico os riscos diminuem muito, estrudei nutricao durante muito tempo, e estudei varias coisas sobre anabolizantes, sei o basico, gostaria de saber como e onde posso fazer a consulta e começar a ciclar.

  3. Olá, me chamo wellber e so de um problema de genética bem comum. Meu ametabolismo muito acelerado, não importa qual dieta ou o quanto eu coma não consigo almentar a minha massa muscular, portanto a ultima medida que cheguei é optar por esteroides. Não encontro nenhum medico que seja capacitado ou que gostaria de me ajudar em um acompanhamento.

  4. Boa noite! Muito boa a matéria!
    Quero tirar uma dúvida…. Atualmente tenho 27 anos, quando um pouco mais nova era adepta a musculação… treinava muito… cheguei a aplicar um anabolizante nas pernas duas vezes, porém, não sei dizer qual foi, o nome do mesmo etc… tempos depois parei de treinar, e parei de fazer qualquer atividade física… virei sedentária… Tento voltar a fazer atividades, corrida, caminhada, ate mesmo tentar a musculação, mas sinto que mesmo treinando não volto o condicionamento que tinha antes… não consigo concluir uma atividade e isso me frusta muito… penso que é resquícios das “drogas” que tomei no passado e que de alguma forma o corpo entende isso. Tem alguma relação?
    Qual médico devo procurar pra investigar sobre esses hormônios no corpo… exames mais aprofundado para saber que os anabolizantes deixou alguma substância recente no corpo… espero que me respondam e que tirem essa dúvida
    Desde já agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.