Fim de semana, dias de descanso e lazer.
Para muitos são os  dias para a prática esportiva recreacional, no Brasil, mais especificamente o futebol.
O “esporte de fim de semana” traz alguns riscos à saúde, conforme artigo publicado na JAMA em 2011.
Pela baixa frequência da atividade física e esta por muitas vezes ser de alta intensidade e os praticantes estarem com baixo condicionamento físico, o risco de arritmias cardíacas, soltura de placas de gordura nas artérias do coração aumenta em até 3 vezes em relação a uma pessoa bem condicionada e que pratica atividades regulares.
O treinamento para o esporte praticado melhora a resposta hormonal e neuronal do ritmo cardíaco, consumo de oxigênio, perfil de gordura corporal e circulatória. Quem não é treinado e pratica 1 ou 2 vezes por semana não tem estas respostas reguladas, predispondo ao aumento do risco de morte súbita no esporte, infartos.
Outro aspecto é o índice de lesões ortopédicas causadas pelo baixo condicionamento, falta de treinamento do gesto esportivo e traumas, como lesões musculares, entorses e fraturas.
Procure um profissional habilitado para orientação de qual melhor esporte e frequência para você.

Dr Luiz Tintori é médico do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte

2 respostas

    1. Olá Leandro!
      Jogar bola de fim de semana pode não reverter a chance de atrofia cerebral, mas lhe trará beneficios para sua saúde. Se puder, aumente a frequencia da sua prática esportiva, como musculação durante a semana. Vai melhorar inclusive sua performance no futebol de fim de semana.
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.