Esteróides Anabolizantes – Por que você precisa de avaliação médica?

A busca pela estética corporal e melhora da performance tem aumentado a quantidade de pessoas em uso dos tão falados esteróides anabolizantes, assim como a procura por procedimentos invasivos como plásticas que necessitam de anestesia, internação hospitalar e etc.

Resumindo, os anabolizantes nada mais são do que medicamentos criados para o propósito de tratamento de doenças( anemia, queimaduras) derivados do hormônio testosterona, sendo divididos em classes, cada um com suas propriedades específicas:

• derivados da testosterona
  • derivados da dihidrotestosterona
  • derivados da 19-nor-testosterona

São substâncias que causam aumento da performance e massa muscular, melhorando a força e recuperação muscular, por isso tanto usadas nos esportes de alto rendimento. Apesar desses fatores positivos, não são isentos de efeitos colaterais como acne, queda de cabelo, masculinização da voz na mulher, crescimento das mamas em homens entre outros. Estes efeitos são dependentes da dose e tempo de utilização. Há também o que chamamos de bloqueio do eixo hipotálamo-hipófise, que ocorre quando usamos testosterona não produzida pelo corpo, então o organismo reconhece que não precisa mais produzir a mesma.

É justamente por ter esse potencial de efeitos colaterais que o usuário de anabolizantes DEVE procurar avaliação médica antes, durante e após o uso dessas substâncias.

Existe preconceito no meio médico pois muitos usuários procuram auxílio e os profissionais não se prontificam a ajudar o paciente por desconhecer e/ou discriminar. A função do médico é ajudar na restauração do eixo hipotálamo-hipófise( fazendo a terapia pós-cicloTPC), minimizar os efeitos colaterais( se estes existirem), estudar o perfil de drogas utilizadas e orientar qual melhor maneira de se conduzir o caso, através de exames laboratoriais e de imagem, caso indicado.

Acredito na liberdade individual de cada um. Se a pessoa opta por fazer cirurgia plástica, ela sabe dos riscos inerentes dos procedimentos e procura o  médico. Se você opta por utilizar os esteróides, faça de forma consciente, procure auxilio de um profissional para acompanhar sua saúde durante e após o uso, saiba que existem efeitos colaterais e assuma os riscos/benefícios de tal prática.

Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudá-los.

Dr Luiz Tintori