Musculação e Emagrecimento: saiba mais sobre esta combinação fantástica!


Muitos pacientes torcem o nariz para a musculação e, muitas vezes, com razão! O ambiente de academia pode ser algo diferente do que muitos estão acostumados, especialmente para aqueles que querem perder peso.

Apesar disso, vou explicar neste texto o porquê a musculação é essencial para o processo de emagrecimento e porquê meus pacientes sempre saem do consultório com a “receita” de musculação.

O emagrecimento só ocorre quando temos um déficit calórico( quando ingerimos menos calorias do que gastamos). Uma dieta bem ajustada é o principal fator neste processo, porém, o metabolismo acaba estacionando depois de um tempo, pois o corpo entende isso como um desafio à vida e começa a poupar energia, diminuindo a produção de alguns hormônios, aumentando outros. É aí que a musculação entra em cena para otimizar o processo.

Cerca de 30% do nosso metabolismo basal vem do esforço da musculatura para se manter ativa, hipertrofiar, armazenar gordura e glicogênio. Quando estimulamos estes processos( treinamento físico = musculação), o músculo passa a trabalhar a nosso favor, aumentado a taxa metabólica de repouso, aumentando nosso gasto calórico. Se associarmos isso a uma dieta hipocalórica bem montada, os resultados de emagrecimento são fantásticos, pois conseguimos manter um bom nível de massa muscular e o metabolismo sempre ativo, o que não acontece a longo prazo em processos somente com dieta.

Sabemos que baixos níveis de massa muscular estão associados a re-ganhos de peso, aumento do risco de diversas doenças e piora da estética corporal.

Portanto, quem pensa em perder peso de forma contínua e persistente, deve frequentar a academia, levantar pesos sempre com orientação médica e do profissional de educação física. Eu lhe garanto: em 3 meses de treino você vai sentir a diferença na sua composição corporal, disposição. Aí será a mudança da sua vida para melhor!




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire Suas Dúvidas