Treinamento e Suplementação no Beisebol: saiba como melhorar sua performance.


No país do futebol, há um esporte( ainda amador) que vem crescendo, com atletas brasileiros já se destacando no maior celeiro de jogadores do mundo, os EUA: o beisebol.

Dr Luiz Tintori
Dr Luiz Tintori

Sou suspeito para falar do beisebol, pois joguei na faculdade e é meu esporte favorito, pela sua complexidade, tanto física, técnica e mental. Não vou me estender, senão viraria um texto gigantesco de tanto que gosto! Existe muito material em português disponível na internet sobre regras, jogadores brasileiros e etc.

Vamos falar sobre a parte fisiológica do esporte, e isso pode ajudar nossos atletas a melhorar seu desempenho físico. O beisebol é um esporte basicamente anaeróbico alático e lático( movimentos menores que 5 segundos e 5 segundos a 1 minuto, respectivamente), pois são executados arremessos e corrida entre as bases e no “outfield” que são de curta duração. Quando eu treinava, a preparação incluia corridas ao redor do campo, poucos tiros e muito menos treinos de força.

Por ser um esporte amador no Brasil, pouco material está disponível para ajudar nossos atletas se destacarem.

A parte física da preparação deve ser voltada a movimentos de explosão e resistência muscular( desde levantamentos de peso, agachamentos, pliometria), fortalecimento do core, fortalecimento da cintura escapular( manguito rotador, adutores da escápula, deltóides, peitorais e trapézios) e testes de reflexos. A corrida de longas distâncias e baixa intensidade poderá ser usada como parte da recuperação pós treinos intensos e pós jogos.

Além de todos estes, a parte técnica de arremessos, rebatidas, corrida entre bases deve ser feita em campo.

Tudo isso deve ser conversado com seu preparador físico para prescrição correta de séries e periodização.

Exemplo de fortalecimento do manguito rotador
Exemplo de fortalecimento do manguito rotador
Exemplo de pliométricos
Exemplo de pliométricos
Exemplo de agachamento
Exemplo de agachamento

 

E quanto à suplementação no beisebol? Recursos que melhoram a força e explosão musculares, nootrópicos( melhoram concentração e foco) e de recuperação são indicados, individualizadamente.

  • Creatina: melhora a força e explosão muscular por aumentar a re-síntese de ATP no músculo.
  • Fosfatidilserina( nootrópico): melhora a concentração e foco.
  • Whey Protein e HMB: melhoram a recuperação muscular, força e hipertrofia

O que não se deve usar: cafeína ou pré-treinos adrenérgicos( NO explode, Assault por ex.) pois atletas sensíveis podem apresentar tremores, o que diminuiria a precisão dos arremessos e esteróides anabolizantes em atletas com chance de serem expostos ao anti-doping.

Sempre consulte um médico do esporte e nutricionista para melhor adequar sua dieta e treinamento de forma individualizada.

Esse é um assunto que publico com real paixão pelo esporte! Um sonho é de que o beisebol brasileiro cresça ainda mais, se profissionalize e se espalhe pelos quatro cantos do país!

Dr Luiz Tintori é médico do esporte pela SBMEE




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