O aumento da prática de exercícios de alta intensidade e longa duração vem fazendo toda uma geração a ganhar saúde em todos os aspectos. Infelizmente, junto a isso, os excessos vêm aumentando, causando o aparecimento da síndrome de excesso de treinamento ou overtraining.
Quando treinamos de maneira intensa, precisamos de uma dieta para manter ou melhorar a performance e, também, recuperar o corpo das sessões de “agressão” que o corpo sofre, além do descanso. Quando isso não é respeitado, o corpo pode começar a dar sintomas de overtraining que podem ser variados, como:
- fadiga excessiva
- aversão ao exercício
- lesões ou doenças respiratórias de repetição
- alterações menstruais em mulheres
- alteração de frequência cardíaca
- alterações nos níveis hormonais
- entre outros
O tratamento da síndrome do Overtraining inclui várias abordagens, desde readequação alimentar, mudança do exercício até parar completamente as atividades físicas por 6 meses.
Visto isso, é de suma importância o acompanhamento médico durante o ano, pois, através do exame clínico e dosagens hormonais adequadas, podemos detectar se o exercício está na dose adequada ou extrapolando os limites.
Estou à disposição para lhe ajudar a tirar suas dúvidas. Entre em contato!
Dr Luiz Henrique Tintori, médico do esporte.
Olá, gostaria de saber se você trata o overtaining? Principalmente os sintomas dele: insônia, queda de cabelo, baixa imunidade.
Qual o valor da consulta?