Com a avanço das ciências do esporte e indústria farmacêutica, cada dia novos suplementos são lançados prometendo melhorar e performance esportiva.
Os suplementos pré-treino são uns dos preferidos dos praticantes de musculação e endurance, mas qual desses realmente ajudam na prática a melhorar o desempenho?
Abaixo, citarei alguns que gosto de utilizar na prática clínica com bons resultados:
- Cafeína: comprovadamente melhora a performance por retardar a fadiga, melhorar o foco e diminuir a percepção do esforço. Pessoas com alterações genéticas podem ser muito sensíveis ou intolerantes à cafeína. Se você toma um pouco de café e se sente ansioso, perde o sono etc, não use.
- Beta-alanina: é um aminoácido que age como uma substância tamponante( bloqueia o efeito da acidez muscular durante repetições e treinos de alta intensidade que tendem a produzir mais ácido lático). Por isso, melhora a resistência a atividades de maior intensidade. Pode causar formigamentos nas extremidades e face, efeito que passa apos 1 hora e não causa mal algum.
- Arginina e Citrulina: são também aminoácidos, que têm efeito vasodilatador, melhorando o aporte de sangue aos músculos por aumentar a produção de óxido nítrico. Melhoram a performance por aumentar a circulação de sangue muscular e recuperação pós treino. Devem ser usados com cautela por pacientes cardiopatas que usam nitratos.
- Tadalafila: sim, aquele remédio usado para disfunção erétil também age como vasodilatador na musculatura, potencializando o efeito da arginina e citrulina. Deve ser usado com cautela e com indicação médica.
Todas a indicações de suplementação são individualizadas, sendo as indicações acima apenas algumas das opções que temos para indicar aos pacientes. Como visto, algumas têm interação com outras medicações e doenças prévias, sempre devendo ser indicadas com acompanhamento médico.
Sempre procure um profissional capacitado! Estou à disposição para ajudar vocês!
Um abraço.
Dr Luiz Tintori, CRM-SP 129.789